top of page

BIRDWATCHING  / TREEWATCHING

Birdwatching é uma palavra em inglês que significa Observação de Aves. Essa é uma modalidade de turismo que está em crescimento no Brasil, especialmente pelos amantes da natureza e de belas fotos.

No início a observação de aves era feita para alimentar especialmente a curiosidade e também aumentar o conhecimento das espécies. Desta forma, a maioria dos observadores era composta por cientistas e ornitólogos profissionais, havendo pouco interesse do público em geral. Apenas a partir do século XX começaram expedições mais contemplativas e ecológicas, que visam não somente a  preservação das espécies, mas a divulgação do conhecimento delas, como uma forma de promover essa mesma preservação. Afinal nós dedicamos mais apreço àquilo que conhecemos!

 

Hoje a prática é um nicho em crescimento no ecoturismo e chama atenção dos amantes da observação com o binóculo e/ou daqueles que preferem contemplar o animal por trás de uma foto perfeita tirada com sua câmera.

Santa Bárbara d'Oeste vem sendo protagonista na região no que diz respeito ao Birdwatching. Há aproximadamente 04 anos, o grupo "Aves de Santa Bárbara - Birdwatching" vem desenvolvendo mensalmente atividades de observação de aves em diferentes ambientes do Município, atraindo cada vez mais interessados em descobrir a diversidade da avifauna local e regional (para saber mais sobre esse grupo  acesse sua página do instagram https://www.instagram.com/p/C3YvYFVvr6b/?igsh=cGg2NHlscmdnd3p2).

Concomitante ao interesse na observação e conhecimento das aves, surgiu dentro desse grupo o interesse também na identificação das principais espécies vegetais que interagem com esse grupo de animais. Assim, o "Aves de Santa Bárbara - Birdwatching" passou a contar também com a experiência de identificação e conhecimento dessas plantas, o que gerou, por brincadeira e trocadilho de palavras, a criação do termo "Treewatching", traduzido livremente como "observação de árvores.

212442207_848251306316121_1609309692097454123_n.jpg

Venha participar dessa experiência cativante, e conhecer mais sobre a biodiversidade barbarense!

 

Os eventos ocorrerão em dois dias (conforme datas abaixo), a partir das 7:30 até 12:00. Para promover uma melhor experiência, os grupos não podem ser grandes e contarão com limite máximo de 20 integrantes por dia.

 

  • 02/06/2024 - Local: USINA SANTA BÁRBARA - Faça suas inscrições AQUI (Inscrições já abertas). Ponto de encontro a ser definido.

  • 30/06/2024 - Local: VALE DO COMANCHE- Faça suas inscrições AQUI (a serem abertas a partir do dia 23/06). Ponto de encontro a ser definido.

ATENÇÃO:

 

  1. Não necessita ter experiência prévia, apenas vontade de conhecimento e estar bem de saúde (pois o trajeto é feito em sua maior parte por caminhada em trilhas).

  2. No dia, utilize roupas confortáveis, calça resistente e calçado fechado confortável (de preferência tênis). Recomendamos levar e utilizar protetores solares e repelentes de insetos, além de chapéu ou boné.

  3. Evite ir com roupas muito coloridas que podem espantar aves mais ariscas.

  4. Leve água e lanche. Se tomar remédios, leve também.

  5. Binóculos e máquinas fotográficas são importantes, mas não relevantes para uma boa experiência. O que importa mesmo é acalmar os seus ânimos e praticar a sua "paz interior", pois conversas atrapalham a observação das aves.

  6. Se possível, solicitamos a doação de alimentos não perecíveis (2,0 kg por participante) para o Fundo Social Municipal.

  7. Não haverá transporte. Os locais definidos para os encontros serão detalhados por e-mail para cada participante inscrito.

  8. E não esqueça o principal: divirta-se!

bottom of page